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Caminhão cegonha elétrico e nova fábrica de baterias: os planos da Nissan
Montadora japonesa faz parceria para entrega de automóveis na Califórnia e planeja produção de baterias nos EUA
A Nissan começou a usar caminhões cegonha elétricos para a entrega de automóveis novos no porto de Los Angeles, na Califórnia. Os caminhões são fornecidos pelas fabricantes Nikola e Kenworth e as primeiras entregas incluíram o novo crossover Ariya 2023 da marca japonesa.
Segundo a montadora, o uso de veículos pesados movidos a novas propulsões para entregas ajudará a Nissan e seus parceiros de logística a entenderem mais sobre o uso desse tipo de veículo.
Após o teste inicial com quatro caminhões basculantes elétricos movidos a bateria (BEV), a montadora planeja implantar caminhões adicionais na área de Los Angeles.
Produção de baterias e de trens de força nos Estados Unidos
A Nissan estuda criar uma segunda fábrica de baterias, o que pode contribuir para o aumento do fornecimento existente nos Estados Unidos.
A marca japonesa já possui uma fábrica de veículos elétricos em Smyrna, no Tennessee e pretende construir trens de força elétricos em sua fábtica de Decherd, no mesmo estado.
Com isso, a montadora espera atender aos requisitos da Lei de Redução da Inflação, segundo o diretor de operações Ashwani Gupta.
“A lei é desafiadora, mas, por outro lado, é uma oportunidade de acelerar a eletrificação competitiva”, afirmou.
Nissan eleva metas globais de venda de veículos elétricos
A Nissan também aumentou suas metas globais de vendas de carros eletrificados a fim de se destacar no segmento, dominado por montadoras como Tesla nos Estados Unidos.
Agora, a marca japonesa quer que os modelos eletrificados representem mais de 55% das vendas globais até o fim de 2030. O mix de veículos elétricos aumentará de 40% para 44% até o ano fiscal de 2026, segundo a montadora.
A Nissan planeja lançar 27 veículos eletrificados em 2023, 19 totalmente elétricos. O plano anterior era colocar 23 veículos eletrificados no mercado este ano, incluindo 15 BEV.
Fonte: Automotive Business