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Caminhão médio a gás da Iveco entra em fase final de homologação no Brasil

Modelo, que é produzido na fábrica da marca italiana na Argentina, começará a ser vendido no país ainda este ano

A Iveco Latin America está perto de concluir a homologação do seu caminhão médio Tector NG movido a gás no Brasil. As vendas devem ser iniciadas ainda este ano. Segundo o presidente da montadora para a região, Márcio Querichelli, o veículo já está em produção na fábrica da empresa em Córdoba, na Argentina, e faz parte da estratégia de descarbonização da companhia.

“O desenvolvimento de motores movidos a biometano também é uma alavanca importante para a redução de emissões. Temos a propulsão alternativa em toda nossa gama. Já iniciamos a produção do nosso caminhão pesado o S-Way NG em Sete Lagoas e estamos em fase final de homologação do Tector NG no Brasil”, disse o executivo.

Esses modelos foram apresentados na última Fenatran, em 2022. O Tector 16-210 NG tem sistema de armazenamento com capacidade total de 120 m³ de combustível, o que possibilita autonomia de até 350 km. Com motor FPT N60 NG, de seis cilindros, fabricado pela FPT Industrial, desenvolve 204 cv de potência e torque de 76,5 kgfm, segundo a Iveco.

“Além de emitir menos gases do efeito estufa, o uso do biometano pode se traduzir em uma economia de combustível de até 80% se comparado à versão a diesel”, disse Querichelli. Segundo ele, em todo o mundo, mais de 50 mil veículos da Iveco rodam com propulsão alternativa.

O executivo ressaltou que na Europa, por exemplo, 85% dos caminhões pesados movidos a gás são modelos da Iveco.

“Temos uma meta de ser uma empresa neutra em carbono em 2040, dez anos antes do Acordo de Paris”, disse. “Para isso, além dos motores a biometano e elétricos, estamos formando parcerias como a com a Hyundai e a recém estruturada com a chinesa Foton, que ainda não temos uma definição clara em que área vamos operar.”