(34) 99106-9200
Notícias
Depois de fechar 2021 em alta, Scania expande oferta de caminhões a gás para 2022
Companhia emplacou primeiras cinco unidades de caminhão movido a GNL para a Morada Logística
A Scania apresentou na sexta-feira, 18, o balanço da sua operação comercial realizada no ano passado. Os dados mostram que a montadora vendeu mais veículos do que em 2020, sobretudo os seus modelos pesados, aplicados nas demandas do agronegócio.
Foram licenciados 15,7 mil unidades de caminhões em 2021, resultado 77% superior ao volume registrado em 2020. Os modelos mais emplacados foram o R450 na configuração 6×2, e o R540, na configuração 6×4. Até dezembro, o market share foi de 23,6%.
Caminhões a gás ganham tração
A montadora também apresentou os resultados das vendas de modelos movidos a gás, uma das principais apostas da empresa no mercado brasileiro nos últimos anos. Foram mais de 600 unidades vendidas no ano passado.
Outra aposta da companhia, o segmento fora de estrada também foi demandante dos modelos Scania, quando foram vendidas 1 mil unidades para clientes que atuam nas áreas de mineração, madereiro e canavieiro.
No campo dos serviços, onde a companhia tem intensificado participação com ofertas ligadas à conectividade, o balanço mostra que 54 mil veículos Scania estiveram conectados às redes dos frotistas em 2021, um volume 30% superior àquele visto em 2020.
“Para 2022 os desafios são a pandemia, as eleições, a inflação, e a cadeia de suprimentos. Por outro lado, há oportunidades. O país tem uma dinâmica própria, a economia flutua. A agricultura, por exemplo, está bem e isso é uma oportunidade para nós”, disse Fabio Souza, vice-presidente comercial, em sua primeira aparição ao mercado após suceder Roberto Barral no cargo.
Mercado de ônibus em queda
Com relação ao mercado de ônibus rodoviários, a empresa fechou 2021 com queda nas vendas de chassis. Foram emplacadas no ano passado 244 unidades, queda de 38% antes as vendas realizadas em 2020.
A montadora justificou esse resultado com a queda na circulação de pessoas ocasionada pela pandemia de Covid-19, que afetou o segmento de ônibus como um todo.
“Sabemos da situação econômica das empresas do setor de ônibus mais delicada pelos impactos da pandemia. Nossas soluções de produtos e serviços têm se destacado pelo baixo custo operacional. Apresentaremos, em breve, a linha de chassis Euro 6”, contou Silvio Munhoz, diretor de vendas.
Primeira venda de modelo GNL
A montadora também anunciou na sexta-feira, em transmissão on-line, que vendeu as primeiras unidades de caminhão movido a gás natural liquefeito, o GNL. Foram cinco caminhões adquiridos pela Morada Logística, com matriz em Araraquara (SP).
A operadora logística é uma das principais parceiras da Scania no campo da aplicação dos modelos a gás da montadora. A parceria começou em 2019 e, desde então, caminhões da fabricante já rodaram 400 mil quilômetros na operação da Morada.
Fonte: Automotive Business