(34) 99106-9200
Notícias
Iveco premia fornecedores e projeta R$ 10 bilhões em compras em 2022
Montadora reforçou seus pedidos por componentes para suportar meta de vendas maiores no ano
A Iveco aumentou o seu poder de compra na América do Sul, onde mantém operações da manufatura no Brasil e na Argentina. Segundo George Ferreira, diretor da área para a América Latina, o valor reservado para aquisições de componentes e insumos na região este ano chegará a R$ 10 bilhões, 80% maior do que o despendido pela montadora no ano passado.
A elevação, segundo o executivo, ocorre em função do plano de crescimento da empresa na região para este ano em termos de volume de vendas: a expectativa da companhia para o ano é vender 30 mil veículos no mercado sulamericano, dentre caminhões e chassis de ônibus. “Nossa meta é crescer 50% no comparativo 2021-2022, e para isso precisamos de mais componentes”, disse Ferreira.
A montadora foi uma das que menos interromperam a sua produção ao longo dos últimos meses, uma situação que, de acordo com o executivo, foi fruto de um trabalho de planejamento de entregas junto aos seus principais fornecedores. O alto índice de conteúdo local dos seus veículos, chegando a 80% em alguns modelos, também ajudou a empresa a manter as entregas em período em que as demais montadoras tiveram mais dificuldades por causa da falta de insumos no mercado, sobretudo semicondutores.
O quadro influenciou no tamanho da fatia da montadora no mercado brasileiro, por exemplo. Dados da Fenabrave apontam para elevação da fatia da Iveco no acumulado do ano ante o mesmo período no ano passado. Em junho de 2021, a montadora detinha 6,07% do mercado nacional de caminhões. Já em junho deste ano, os dados da entidade mostram um salto para 9,40%.
Melhores da América Latina
A montadora realizou na semana passa a premiação dos melhores fornecedores do ano, em evento realizado em Minas Gerais. Ao todo, 194 fornecedores do Brasil e da Argentina tiveram suas atuações avaliadas pela empresa.
Para George Ferreira, a atuação dos fornecedores no ano passado foi fundamental para que a companhia aumentasse sua participação no mercado. “Demos visibilidade clara aos fornecedores sobre nossas necessidades e transparência a respeito do planejamento de produção, um processo que influenciou nos nossos resultados”, disse o executivo.
Fonte: Automotive Business