Cabines suplementares para caminhões

Atendimento Online
(34) 99106-9200

Notícias

Mercedes-Benz coloca pesado Actros no spa e cria versão de entrada

Extinção do modelo Axor e preço foram os fatores que levaram a montadora a criar uma nova cabine

A Mercedes-Benz criou uma versão mais econômica do modelo pesado Actros, que foi inserida na gama 2023 da montadora. A companhia desenvolveu uma cabine que, apesar de se chamar Space, é menor em altura na comparação com versão atual do modelo. A sua concepção foi causada pelas exigências para certas aplicações e, também, com preço.

“Algumas aplicações demandavam uma cabine mais baixa, como cegonheiros e transporte de cana. Elas eram atendidas pelo Axor, que saiu de linha. Outro fator é o preço. Há um extrato de clientes de transportes rodoviários que é sensível ao preço, cerca de 50% do mercado, e em função disso achamos viável construir uma cabine mais econômica”, disse Roberto Leoncini, vice-presidente de vendas. “Colocamos o Actros no spa.”

Para garantir o preço mais baixo, como cita o executivo, além da redução da altura, a fabricante equipou o Actros com recursos mais modestos na comparação com a versão atual do caminhão. Um exemplo disso é a instalação de um painel analógico, acabamento com menos detalhes e ausência de certos itens avançados, como a aclamada mirror cam, a câmera digital que funciona como retrovisor e equipa a versão agora topo do modelo pesado.

Poucos ajustes no processo de produção do Actros

A montadora informou, ainda, que foram feitas poucas mudanças em sua linha de produção de cabines. Um novo ferramental foi adotado pela fábrica de Juiz de Fora (MG) para poder produzir essa versão menor, mas em linhas gerais as características de design — que definem, por exemplo, etapas da estapagem das peças que formam o conjunto — foram preservadas quase integralmente.

Uma unidade do Actros econômico foi apresentada na quarta-feira, 19, em evento realizado na fábrica de São Bernardo do Campo (SP). A reportagem da Automotive Business conferiu que a nova versão, em termos de linhas do design, é bastante similar à configuração topo do modelo. Difere, a princípio, a já citada altura da cabine, sistema de defletores de vento e a aplicação de retrovisores de vidro.

O modelo será apresentado na Fenatran, em novembro, com as vendas iniciadas também no evento. As entregas para o mercado, segundo a montadora, iniciarão em janeiro de 2023.

Fonte: Automotive Business