Cabines suplementares para caminhões

Atendimento Online
(34) 99106-9200

Notícias

Mercedes-Benz lança o eActros 600, pesado elétrico para longas distâncias

Segundo montadora, caminhão de 44 toneladas terá autonomia para 500 quilômetros em carga única

A Mercedes-Benz apresentou o seu primeiro caminhão pesado elétrico com autonomia para grandes distâncias. O eActros 600 será produzido na fábrica de Wörth am Rhein, na Alemanha, até o fim do próximo ano. As economendas do caminhão começam neste ano.

Além de cavalos mecânicos, a Mercedes-Benz diz que também produzirá versões de caminhão rígido do eActros 600. Atualmente, uma frota de cerca de 50 protótipos está sendo produzida, alguns dos quais também serão disponibilizados para testes práticos com clientes.

Segundo a companhia, o caminhão elétrico será montado em paralelo e de forma flexível, ao lado da produção dos caminhões com motor diesel. Em Wörth, o veículo também será equipado com os componentes de tração elétrica das fábricas da Mercedes-Benz em Mannheim, Gaggenau e Kassel.

“A fabricação em Wörth ocorre em várias etapas de produção, incluindo o eixo elétrico, as baterias e a caixa frontal, que é um módulo de tecnologia complexo com várias unidades de controle, componentes de alta tensão e um compressor de ar elétrico”, informou a companhia.

Autonomia para 500 km com carga única

O caminhão pesado da Mercedes tem uma bateria de alta capacidade de mais de 600 kWh, segundo a montadora. Além disso, usa novo eixo motriz elétrico, o que permite que esse caminhão atinja autonomia de 500 km sem recarga intermediária.

“O eActros 600 será capaz de viajar mais de 1.000 quilômetros por dia graças a recargas intermediárias durante as pausas realizadas por motoristas ao longo das viagens”, garantiu a Mercedes em comunicado.

Esse alcance, segundo a companhia, atende aos clientes da empresa na Europa, pois, cerca de 60% das viagens de longas distâncias no continente são inferiores a 500 quilômetros.

Além da carga CCS de até 400 kW, o eActros 600 também permitirá cargas de megawatts (MCS). Assim que a tecnologia MCS estiver disponível e for padronizada entre as fabricantes, ela será adaptada às versões do eActros 600, mas os clientes já podem solicitar uma pré-instalação para esse sistema.

Na carga rápida, as baterias podem ir de 20 a 80% da capacidade em cerca de 30 minutos.

Rentabilidade para os frotistas

O veículo é projetado para um Peso Bruto Total (PBT) combinado de até 44 toneladas. Com um semirreboque padrão, o eActros 600 tem carga útil de aproximadamente 22 toneladas. Em alguns casos, legislações nacionais podem permitir uma capacidade de carga mais elevada, informou a Mercedes.

Em termos de rentabilidade para os frotistas, o eActros 600 pretende estabelecer novos padrões, substituindo, a longo prazo, a maioria dos caminhões a diesel nesse segmento. O objetivo da marca para o transporte elétrico a bateria de longas distâncias é oferecer aos clientes uma solução completa que envolva tecnologia de veículos, consultoria, infraestrutura de carga e serviços, informou a Mercedes-Benz.