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Mercedes entra no mercado de locação de caminhões

Frota inicial do novo serviço começa com 100 unidades, dentre modelos Actros, Atego e Accelo

A Mercedes-Benz entrou no mercado de locação de veículos pesados, uma tendência que já vem sendo explorada desde 2022 por outras montadoras, como Scania e Volvo. Na terça-feira, 6, na fábrica de São Bernardo do Campo (SP), a empresa anunciou a Mercedes-Benz Locações Caminhões e Ônibus.

A operação de locação da Mercedes inicia com uma oferta composta pelos caminhões das linhas Accelo, Atego e o pesado Actros. Mais modelos, inclusive de ônibus, serão adicionados ao portfólio posteriormente.

A frota inicial para locação será formada por 100 unidades. O Banco Mercedes-Benz estima que os recursos que deverão ser contingenciados para aquisição da frota serão em torno de R$ 200 milhões.

“Quando estávamos criando a empresa, decidimos começar com uma frota pequena para, assim, aprender com as experiências do mercado”, disse Hilke Janssen, CEO do Banco Mercedes-Benz.

Segundo Achim Puchert, presidente da Mercedes no país, o mercado hoje proporciona condições para negócios envolvendo locação de caminhões, com boas possibilidades em clientes dos setores de mineração, agro e varejo.

O modelo de neģocio, segundo Mauricio Bertolacini, gerente comercial da nova divisão de aluguel, envolve a rede de concessionários da empresa: serão os distribuidores os responsáveis pela entrega dos veículos aos clientes.

A respeito do perfil dos consumidores, a fabricante acredita que o seu serviço de locação tem aderência às pequenas e médias empresas que precisam transportar cargas pontualmente – o aluguel, neste caso, seria algo mais barato do que a contratação de um frotista ou, eventualmente, a constituição de uma frota própria.

Após o uso do veículo pelo cliente, ele será devolvido aos concessionários. Ao fim do seu ciclo, o veículo será vendido como seminovo nas lojas da Select Trucks, subsidiária à Daimler Trucks.

Mercado de locação de caminhões em expansão

Hoje, ainda segundo a Mercedes, 2% da frota circulante no país é formada por caminhões para locação. Nos Estados Unidos, para efeito de comparação, o porcentual pode chegar a 25%.

“É um mercado ainda com muito espaço para crescer”, afirmou Cristina Rensi, diretora da operação de locação de veículos pesados da Daimler Trucks no Brasil, empresa que gerencia as atividades de locação.

A executiva comentou também que o valor da mensalidade da locação pode chegar a ser 30% menor do que uma parcela de financiamento, no caso da aquisição de um caminhão novo.

Fonte: Automotive Business