(34) 99106-9200
Notícias
Na rota da internacionalização, VWCO expande oferta de ônibus da África do Sul
Montadora passou a exportar mais dois modelos de chassi de ônibus ao país
A Volkswagen Caminhões e Ônibus (VECO) expandiu a sua oferta de ônibus para o mercado da África do Sul, com exportação a partir do Brasil. A montadora informou na quinta-feira, 2, que passam a integrar o portfólio local os chassis VW 17.230 e VW 17.260 V-Tronic. O lançamento ocorreu em evento na capital Johanesburgo, organizado pela MAN Automotive South Africa.
De acordo com a montadora, as modelos receberam um nome especial, Yabantu, que no idioma local zulu significa “das pessoas”. Os kits SKD (sigla em inglês para veículos “parcialmente desmontados”) são produzidos na fábrica que a empresa mantém em Resende (RJ), e montados na África do Sul pela MAN Automotive South Africa.
“Temos a certeza de que os novos Volksbus serão um sucesso na África do Sul. Chegamos a mais de 30 países, e neste ano vamos intensificar nossa internacionalização, buscando ainda mais oportunidades”, disse, em comunicado, Leonardo Soloaga, diretor de vendas internacionais da VWCO.
Expansão internacional e produção na Argentina
A VWCO imprime forte ritmo em suas exportações há pelo menos cinco anos. Naquele momento, muitas montadoras passaram a buscar volumes no exterior que compensassem o ritmo lento das demandas no mercado doméstico. De lá para cá, a fabricante fechou importantes negócios na América Latina, África do Sul e Oriente Médio.
A partir de 2024, a empresa também terá uma unidade de produção na Argentina. O projeto é fruto de parceria entre a companhia e a Volkswagen Argentina, que conta com um centro industrial na cidade de Córdoba, onde será instalada a fábrica de veículos comerciais. A unidade deve ser inaugurada em 2024.
O planejamento estabelece produzir cinco modelos para abastecer o mercado interno: Delivery 9.170 e 11.180, Constellation 17.280 nas versões chassis-cabine e cavalo-mecânico, além do chassis de ônibus VW Volksbus 15.190 OD. Com o movimento, a empresa planeja fortalecer a participação nas vendas naquele país.
Fonte: Automotive Business