(34) 99106-9200
Notícias
Presidente internacional da Foton confirma produção local de vans e SUVs
Executivo visita o Brasil para discutir os próximos passos da expansão da empresa
A operação brasileira da Foton Caminhões recebe a visita de um time de executivos da companhia na China, incluindo o presidente internacional da companhia, Chang Rui. A visita, que começou em 11 de abril e vai até a sexta-feira, 15, tem como objetivo acompanhar a evolução local dos negócios e definir os próximos passos do plano de expansão da empresa na América Latina. O líder global aproveitou para confirmar o plano de montar localmente as linhas de vans e de SUVs da marca.
O anúncio foi feito em reunião com o governador do Rio Grande do Sul, José Ivo Sartori, no último dia 12, mas sem detalhar os prazos e investimento. A intenção é aproveitar a planta que já está em construção em Guaíba, no mesmo estado, para a montagem de caminhões. O empreendimento deve ser ampliado para receber as novas linhas de montagem, com aporte adicional aos R$ 250 milhões já anunciados.
O plano de fazer localmente vans e utilitários esportivos da Foton já havia sido adiantado por Luiz Carlos Mendonça de Barros, presidente do conselho da companhia no Brasil. “Estimamos que sejam necessários R$ 200 milhões para localizar a produção e adaptar os veículos ao gosto brasileiro”, disse em março deste ano. “Nós já recebemos os primeiros modelos para teste no Brasil. Faremos um trabalho de engenharia para adaptar às necessidades locais e acreditamos que dentro de dois anos eles já poderão ser feitos aqui”, contou na época.
AGENDA CHEIA
Além de confirmar a expansão da operação no Brasil, Chang Rui teria aproveitado a visita para conhecer as obras da fábrica em Guaíba, a planta da Agrale, que montará os caminhões da marca até que a unidade própria fique pronta, ir até a Gabardo, empresa responsável pela logística de distribuição dos veículos da Foton localmente, e ver de perto uma concessionária da marca, a Bormana, em Porto Alegre.
Segundo a empresa, o executivo declarou estar plenamente satisfeito com a evolução da operação nacional, que representa grande passo para a internacionalização da companhia. A delegação chinesa teve ainda na programação visitas aos fornecedores escolhidos para a montagem local de caminhões: Dana, Cummins, Maxion, ZF e Flamma, além dos bancos Itaú e BBM.
Fonte: Automotive Business