(34) 99106-9200
Notícias
Produção de caminhões cresce 33,9% no primeiro trimestre, apesar da pandemia
Fabricantes instaladas no País montaram 33,1 mil unidades e setor foi o único com alta significativa no período
A produção de caminhões em março somou 12,5 mil unidades, anotando alta de 5,7% sobre fevereiro. No confronto com março do ano passado houve aumento de 48,4%. E em todo o primeiro trimestre foram produzidas 33,1 mil unidades, resultando em acréscimo de 33,9% sobre iguais meses do ano passado.
Os dados são da Associação Nacional dos Fabricantes de Veículos Automotores (Anfavea) e foram divulgados na quarta-feira, 7. A alta nos caminhões foi a única significativa no trimestre. A produção foi puxada pelas vendas internas e cresceu em todos os segmentos, desde os semileves (com 3,5 a 6 toneladas de Peso Bruto Total, PBT) até os pesados (de 15 toneladas em diante).
Neste primeiro trimestre, a indústria montou 15,9 mil caminhões pesados, anotando alta de 22,8% sobre iguais meses do ano passado. Os semipesados foram 9,7 mil no período e cresceram 50,1%. Os leves somaram 5,5 mil unidades, aumento de 34,6%.
“Mais que o agronegócio, a construção civil, a mineração e o comércio eletrônico movimentaram o setor e quase metade da demanda é por caminhões pesados”, afirma o vice-presidente da Anfavea, Gustavo Bonini. |
EXPORTAÇÃO CRESCE MAIS DE 90% NO TRIMESTRE |
As fabricantes exportaram em março 1.948 caminhões, 10 unidades a menos que em fevereiro (-0,5%). Na comparação com março do ano passado a alta é de 101% porque naquele mês os embarques foram bastante afetados pela pandemia de Covid-19. No trimestre foram exportados 5,3 mil caminhões, 91,2% a mais que igual período do ano passado.
Bonini citou como destinos importantes neste começo de ano a Argentina, Chile, Peru, Uruguai e também a África do Sul. Vale mencionar aqui que as exportações totais de veículos (automóveis, comerciais leves, caminhões e ônibus) cresceram 7,6% neste primeiro trimestre, mas a análise em valores mostra alta de 23% nos embarques, puxada pelos caminhões.
MERCADO INTERNO ABSORVEU 26,1 MIL CAMINHÕES |
Dados da Anfavea apontam que as vendas internas em março somaram 26,1 mil caminhões, volume 38,3% mais alto que o de fevereiro. Sobre março do ano passado esse crescimento foi de 67,1%. As vendas totais do trimestre somaram 26,1 mil caminhões, alta de 29,5% sobre iguais meses do ano passado.
Todos os segmentos anotaram alta no período. O menor volume negociado no trimestre foi o de semileves, 1,6 mil, ainda assim com crescimento de 51,1%. Os pesados somaram 13,2 mil licenciamentos no período, com alta de 29%. O segmento é tão representativo que suas vendas são quase um retrato do que ocorre no setor de caminhões.
Fonte: Automotive Business