Cabines suplementares para caminhões

Atendimento Online
(34) 99106-9200

Notícias

Scania lança linha de caminhões V8 com motor de 770 cv, o mais potente do mundo

Mais econômica, gama conta ainda com versões de 530 cv, 590 cv e 660 cv

A Scania apresentou na segunda-feira, 28, na Europa, a nova geração de sua linha de caminhões V8 com quatro opções de motorização, entre eles o V8 770S, fazendo com que a marca retome a posição de ter o caminhão mais potente do mundo, com 770 cv e torque máximo de 3.700 Nm – até então o título era da também sueca Volvo, com o modelo FH16, com 750 cv. A nova gama dos icônicos caminhões V8, aprovada para rodar com combustíveis renováveis, conta ainda com as versões de 530 cv, 590 cv e 660 cv.

Além da maior potência, a montadora promete mais economia nos motores, que pode chegar a 6% em comparação com a versão anterior. O nível pode ser maior quando os caminhões são equipados com a nova caixa de câmbio automatizada Opticruise G33, que ficou 60kg mais leve em comparação com a anterior graças ao uso ampliado de alumínio e dimensões reduzidas. As mudanças de marcha também mais leves e aprimoradas fornecem até 1% a mais de potencial de economia de combustível. A nova transmissão está sendo introduzida na linha V8 para as versões de até 660 cv e vai substituir todas as soluções Opticruise atuais. Para esta nova caixa, a Scania investiu mais de € 400 milhões.

Além disso, a montadora reforça que a economia de combustível na gama de motores é o resultado de um amplo ajuste e desenvolvimento, envolvendo mais de 70 novas peças para chegar a um resultado de atrito reduzido, taxas de compressão mais altas, sistema de pós-tratamento aprimorado e novo sistema de gerenciamento de motor.

“Um caminhão de longa distância na Europa percorre cerca de 150 mil quilômetros por ano: em mercados onde combinações mais longas e pesadas são permitidas, pode-se obter uma economia entre 3 mil e 4 mil litros anuais com um caminhão como o novo V8. Consequentemente, é feita uma diminuição das emissões de CO2, ou seja, uma grande conquista em todos os aspectos”, comenta Alexander Vlaskamp, vice-presidente global de vendas e marketing da Scania.

Segundo o executivo, o caminhão V8 mais potente do mundo não é uma aplicação para todos, mas segundo ele, há uma demanda crescente por caminhões capazes de lidar com um peso bruto total combinado de 60 toneladas ou mais para operações especiais, como os países nórdicos ou onde há terrenos mais montanhosos com muitas estradas íngremes, tais como Espanha e Itália.

“A maneira mais rápida de aumentar a eficiência do transporte é no uso de composições de caminhões mais longos e mais pesados. O combustível adicionado para um veículo mais pesado é compensado pela maior capacidade de carga útil. O cálculo de CO2 por tonelada é favorável e, além disso, há a oportunidade de operar a nova linha V8 com biocombustíveis renováveis”.

Segundo a Scania do Brasil, não há previsão de chegada dos novos V8 ao Brasil. Por aqui, a montadora oferece o propulsor V8 de 620 cv da nova geração de caminhões lançada em 2018.

Fonte: Automotive Business