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Scania testa caminhão a gás no Mato Grosso e quer dobrar vendas do modelo

Expectativa da montadora é de vender 600 unidades do veículo pesado movido a GNV até o final deste ano

A Scania seguiu mais uma vez rumo ao interior do país para buscar aplicações para seu modelo de caminhão a gás. Em fevereiro, encontrou oportunidade de teste no Mato Grosso, na operação da Fribon Transportes. Uma unidade do veículo pesado movido a GNV foi adicionado à frota da companhia que realiza transporte de grãos no estado.

Com os testes na Fribon, a montadora aumenta a lista de caminhões movidos com o biocombustível em testes no país, que já opera na região Sul com as transportadoras Charrua, Maroni e Reiter Log. Esta última, por exemplo, foi além da proposta de testes do modelo e fechou a compra de 124 unidades do caminhão pesado movido a gás.

A estratégia é a de difundir o modelo com este tipo de combustível em regiões com alto volume de produção agrícola, como é o caso do Mato Grosso. De acordo com Paulo Genezini, gerente de sustentabilidade da Scania, o estado é o terceiro maior produtor de soja do mundo, e o perfil representa boas chances de se conseguir mais frotistas interessados neste tipo de caminhão.

“O gás no Mato Grosso proporciona vantagens ao transportador porque o Estado mantém contrato de fornecimento com a Bolívia, que reserva parte do combustível às suas demandas e, assim, ele chega mais barato na distribuição”, disse Genezini à reportagem na terça-feira, 15. “Há um gasoduto que vem da Bolívia e corta o Estado, e dele sai um ramal que abastece a região.”

Segundo o executivo, a montadora busca também levar o gás a outras regiões do interior brasileiro, principalmente em Santa Catarina e no oeste paranaense, região que concentra boa parte da produção de proteína animal do país.

De 2019 até o momento, a Scania já vendeu 600 unidades de caminhões movidos a gás. Deste total, 60% foi vendido para clientes instalados no Sudeste, 35% na região Sul e 5% no Nordeste. Para 2023, há uma expectativa de vender outras 600 unidades e chegar a um volume total de 1,2 mil unidades comercializadas.

Fonte: Automotive Business