Cabines suplementares para caminhões

Atendimento Online
(34) 99106-9200

Notícias

Sem parceiro local, Foton retoma vendas no Brasil com linha Euro 6

Empresa passou a vender três modelos a combustão e um equipado com motor elétrico no mercado doméstico

A Foton iniciou uma nova fase no Brasil. Depois de quase uma década operando no país por meio da representação da Foton Aumark, grupo controlado pelo economista Luis Carlos Mendonça de Barros, a montadora agora retoma as vendas de caminhões da linha Euro 6 na região sem parceiro local.

Segundo sua assessoria de imprensa, a montadora chega como Foton China, com sede em São Paulo (SP). A retomada ocorre após reestabelecimento da antiga rede de concessionários que a empresa tinha à época da Foton Aumark: 30 revendas em dez estados.

A nova oferta da Foton no mercado doméstico é formada por quatro modelos, todos equipados com motor Euro 6. São eles o S715 e S916, ambos modelos leves, e o médio S1217. O portfólio ainda contempla o elétrico iBlue 6T.

A última vez que a montadora lançou uma nova gama de caminhões no país foi em 2021, com modelos semipesados da linha Auman. Havia, inclusive, planos de produção local desses modelos a partir de uma unidade produtiva istalada em Guaíba (RS), o que acabou não acontecendo.

A marca Foton chegou ao mercado brasileiro em 2010, no auge das vendas de caminhões no país, com a importação de veículos e operação comercial sob a responsabilidade de sua representante Foton Aumark.

No fim de 2012, a empresa anunciou que investiria o equivalente a US$ 500 milhões para a construção de uma fábrica no Brasil. Na época, a Foton brasileira, que representa apenas a divisão de caminhões da companhia chinesa, chegou a estudar vários locais para erguer a unidade, entre eles São Paulo, Goiás e Pernambuco, mas optou por um terreno em Guaíba.

Com a crise que a partir de 2014 que derrubou o mercado nacional de caminhões, a importadora postergou o início da construção por diversas vezes. Até que em 2016, fez uma parceria com a Agrale, fabricante nacional de veículos comerciais, que alugou parte de sua linha de produção em Caxias do Sul (RS) para a montagem de veículos Foton.

A produção na fábrica da Agrale começou em meados de setembro de 2016, mas as vendas dos veículos feitos aqui só tiveram início em agosto de 2017, um atraso de cinco meses, uma vez que as vendas dos veículos nacionais eram previstas para março daquele ano.

Fonte: Automotive Business