(34) 99106-9200
Notícias
Startup chinesa planeja exportar caminhões semiautônomos
Inceptio projeta forte crescimento nas vendas domésticas e mira mercado externo
Empolgada com os bons números em seus domínios, a Inceptio já cresce o olho para o mercado externo. A startup chinesa desenvolvedora de dispositivos semiautônomos para caminhões projeta salto nas vendas em seu país e já pensa em enviar seus veículos para o exterior.
Segundo a companhia, suas vendas de caminhões com itens de assistência à direção vão quadruplicar até o fim do ano na comparação com o acumulado de 2022. Isso significa que a Inceptio deve fechar 2023 com 2.400 veículos de carga semiautônomos vendidos.
O principal argumento da empresa é que os caminhões semiautônomos permitem que viagens de longa distância sejam feitos por um motorista, em vez de dois. Pelos cálculos da companhia, isso pode significar uma redução de 5% a 7% nos custos do transporte de cargas.
Desde 2020, a empresa levantou mais de US$ 678 milhões de investidores. Atualmente, a Inceptio fornece a tecnologia para a Dongfeng. Os caminhões semiautônomos da montadora estatal são vendidos a clientes como Nestlé, Budweiser, ZT Freight e Deppon Express.
Em entrevista à agência de notícias Reuters, o CEO da Inceptio, Julian Ma, diz que o mercado é pouco explorado e que há poucos concorrentes. Além disso, as pressões por redução de custos sobre empresas distribuidoras favorece ao segmento de caminhões semiautônomos.
“A China é líder global em termos de formação dessa indústria, com fornecedores de chips, sensores, fabricantes de automóveis e desenvolvedores de tecnologias de transporte autônomo”, disse o executivo.
Fonte: Automotive Business