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Volvo mexe na cabine do VM e aplica 5% de reajuste

Linha 2020 do caminhão semipesado agora tem defletor ajustável ao implemento

Volvo mexeu no visual da cabine dos caminhões semipesados VM, que na linha 2020 ficou mais parecida com seu irmão maior FH O modelo também ficou mais caro, com reajuste de 5%.

A melhoria mais palpável, com resultado na redução de consumo de combustível, é o novo defletor de ar ajustável à altura do baú de carga, o que diminui o arrasto aerodinâmico e, segundo a fabricante, resulta em economia de 3% a 6%, dependendo da operação. Outra solução aplicada para melhorar a aerodinâmica é o novo para-sol, que também de acordo com a Volvo pode traz ganhos de consumo de 0,2% a 0,3%.

Foram feitas outras intervenções na cabine do Volvo VM 2020. Agora o para-choque frontal é de aço tripartido, o que facilita a manutenção e reduz o custo do reparo em caso de colisão, pois só as partes afetadas são trocadas. No teto, foram instaladas lanternas “três-marias”. O reservatório de água foi transferido para a frente do veículo, com acesso facilitado pela grade frontal – antes ficava atrás da cabine. Também ficou mais fácil trocar as lâmpadas do farol, agora acessado por uma tampa na escada.

Com o VM levemente renovado a Volvo quer aproveitar o que espera ser uma retomada do crescimento das vendas de caminhões semipesados no País, que estima ser de 15% a 20% este ano. “As linhas de pesados F e semipesados VM historicamente sempre dividiram meio a meio nossas vendas. Agora essa proporção mudou para 65% e 35% dos VM. A retomada dos níveis de consumo de bens deve reaquecer a demanda por esses modelos que podem fazer entregas de curtas e médias distâncias”, acredita Alcides Cavalcanti, diretor comercial da Volvo Brasil.

Fonte: Automotive Business