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VW Caminhões inova em todo o portfólio
Empresa adianta o que será novidade durante a Fenatran
A VW Caminhões e Ônibus aproveitará a edição 2019 da Fenatran, entre 14 e 18 de outubro próximo, para realizar uma série de lançamentos de seu portfólio de caminhões ao mercado brasileiro, um pacote de novidades que inclui uma versão inédita do Delivery 11.180 com tração 4×4 para serviços off-road, o pesado Constellation 24.280 com transmissão automatizada e o MAN TGX 28.440 agora com opção de suspensão pneumática.
A maior parte das novidades envolve toda a gama de modelos pesados Constellation, mas também traz melhorias para a linha Delivery, que vai estrear seus primeiros modelos com câmbio automatizado V-Tronic, conforme a empresa já havia adiantado no mês passado.
“Há uma forte tendência no mercado mundial demonstrando uma demanda maior por caminhões mais leves para a distribuição nos centros urbanos e na outra ponta, nos produtores e centros de distribuição – que estão saindo das cidades – preferindo os caminhões pesados”, observa o gerente executivo de marketing da VWCO, Luciano Cafure.
E é exatamente nestas faixas de veículos que a Volkswagen demonstra maior foco. A linha Constellation é a que traz mais novidades: o modelo 24.280 ganha opção com câmbio automatizado Eaton MHD de 10 velocidades no pacote Prime, que também tem nova configuração. O lançamento do modelo está previsto para o primeiro semestre de 2020. A versão com câmbio manual de nove velocidades continuará sendo oferecida no portfólio.
A transmissão automatizada Eaton MHD de 10 velocidades também está disponível para os Constellation 17.280 e 30.280.
Embora prefira não comentar sobre preços, Cafure argumenta que a empresa sempre trabalha com a estimativa de que versões automatizadas devam custar de 7% a 10% a mais do que suas respectivas opções com transmissão manual. Segundo seus dados, cerca de 65% dos caminhões 6×2 que rodam no Brasil são automatizados, índice que sobe para 95% nas versões 8×2.
“Nossa visão é para o produto automatizado: até o Euro 6 [2022 / 2023] acredito que 100% será automatizado; em três anos vai virar a página”, disse confirmando que a transmissão ZF de seis velocidades será pouco a pouco substituída pela caixa Eaton MHD 10 velocidades.
Também serão novos os Constellation 14.190 e 17.190, que vão substituir respectivamente os modelos de 13 e 15 toneladas de PBT: estes serão descontinuados a partir de 1º de janeiro de 2020. Ambos, equipados com motor MAN D08 de 4 cilindros, entrarão na lista de modelos disponíveis com o pacote de acabamento Robust, dedicado a caminhões vocacionais.
O vocacional Constellation Constructor 26.260 ganha a versão 8×4, tornando-o a betoneira mais leve do mercado, segundo a montadora. O modelo ficou mais leve, perdeu 1,2 mil quilos com relação ao seu antecessor e ganhou rodas de alumínio entre outras modificações, como a motorização MAN D08 de seis cilindros com 256 cv e transmissão manual ZF de nove velocidades.
Por sua vez, o MAN TGX 28.440 , que completa 10 anos de mercado brasileiro, ganha suspensão pneumática opcional para o cavalo mecânico versão 6×2.
O QUE HÁ DE NOVO NOS DELIVERY |
Além dos caminhões V-Tronic já anunciados, a empresa revela o novo membro da família, o Delivery 11.180 (11 toneladas de PBT) versão 4×4 dedicado a serviços diversos em ambientes fora de estrada, como hidrelétricas, manutenção de linhas de energia e grandes centros rurais, entre outros. A chegada ao mercado é prevista para o primeiro semestre de 2020. Segundo Cafure, é um nicho onde se encaixa o modelo F4000, que deixou de ser fabricado pela Ford no Brasil após sua decisão de desistir do negócio de caminhões.
“É um produto robusto para cobrir todas as aplicações off-road no Brasil e na América Latina”, comenta o gerente de marketing. “É um mercado que tem potencial para 1 mil unidades no Brasil e nós queremos vender todos”, disse.
A versão de entrada e o mais leve da gama, o Express, passará por esta Fenatran com novo “apelido”: a empresa adotará o nome DLX, enquanto a denominação Express poderá deixar de ser utilizada aos poucos.
Fonte: Automotive Business