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ZF quer agregar valor aos seus serviços por meio de plataforma de conectividade Scalar

Sistema oferece soluções em tempo real de inúmeros tópicos caros aos gestores de frotas, como planejamento, agendamento e despacho

A ZF pretende agregar ainda mais valor aos seus clientes. Isso por meio do Scalar, plataforma que oferece soluções em tempo real de inúmeros tópicos caros aos gestores de frotas, como planejamento, agendamento, despacho e roteamento. A ferramenta, que obtém dados e calcula tomadas de decisão a partir de Inteligência Artificial, estreou no Brasil na seara de implementos.

O Scalar debutou em setembro passado, na última edição da Automechanika Frankfurt, maior feira de autopeças do mundo. A plataforma logo chegou ao Brasil, por meio de contrato firmado com um player global de logística. Em outubro, a ZF intensificou suas parcerias estratégicas e, atualmente, tem seis clientes com o seu sistema em operação no país.

“Nós temos inúmeras consultas para montar mais equipamentos ainda este ano. Hoje alcançamos em torno de três mil conexões, 100% carretas”, diz Maurício Pagagua, gerente sênior de soluções digitais da ZF Aftermarket. Ainda de acordo com o executivo, tal faz parte da estratégia da companhia no Brasil.

“Não gostamos muito de usar a palavra telemetria, mas, quando falamos desse tema, os cavalos mecânicos já têm uma abundância de oferta desse tipo de produto – o que faz todo sentido, devido ao consumo de combustível e pela segurança do condutor. Mas, quando a gente sai um pouco do cavalo nós temos um mercado relativamente escasso na parte do implemento”, analisa Pagagua. Vale frisar que tal tópico deve ter a devida atenção dos frotistas, já que todo o valor da carga se concentra no implemento.

Scalar disponibiliza dados importantes para os gestores de frota

Para obter as informações, a ZF instala dispositivo de conectividade no implemento, que opera por meio de Rede 4G e envia todos os dados para a nuvem da empresa. De lá, uma API trata tais dados e eles são disponibilizados por meio da plataforma Scalar, que propicia todo o gerenciamento da frota. No entanto, o cliente pode optar por integrar esses dados a uma plataforma distinta, de sua escolha, com apoio do time da ZF.

Vale destacar que o Scalar fazia parte do escopo da Wabco, adquirida pela empresa de origem alemã em 2020. Compõe ainda a plataforma o sistema EBS, que aumenta consideravelmente a segurança por meio de controle de estabilidade. Computador atrelado ao conjunto de válvulas moduladoras leem o comportamento de cada uma das rodas. Além disso, há acelerômetro que interpreta a aceleração vertical para fazer a modulação dos freios e auxiliar em possível situação de tombamento.

“Com o EBS, que é feito por nós, temos condições de adicionar inteligência à carreta. Nós conseguimos dizer ao motorista – além, obviamente, do trajeto e de outros dados padrão – o peso da carreta. Você sabe a cada momento o quanto você tem de carga. Isso é importante para se ter uma eficiência operacional mais apurada”, explica Maurício Pagagua.  “Você também tem todo o controle do sistema de freios em si, sabe se houve acionamento do ABS, frenagens bruscas e, principalmente, o acionamento do antitombamento em alguma parte do trajeto”, complementa o executivo.

O gerente sênior de soluções digitais da ZF Aftermarket salienta que, em uma frota com cavalo próprio há condições de educar o seu condutor. “Hoje isso é feito por meio da telemetria, mas se esquece do implemento. Com nosso sistema, você consegue aprimorar o modo de condução do motorista no que diz respeito ao cuidado com seu implemento, que é onde está o maior valor de carga. Um tombamento que você evita hoje, dependendo do tipo de carga, é a economia de um custo de R$ 500 mil a R$ 1 milhão”, ressalta.

Outros pontos positivos do Scalar

O Scalar também foca em otimização de combustível, primeiro fator de custo de uma frota. De acordo com Pagagua, em testes realizados na pista de provas da ZF, ficou comprovado que a plataforma gera economia de 1% ao ano de diesel. E como isso ocorre?

Especialmente por conta do monitoramento constante dos pneus. É feito um monitoramento ativo da temperatura e pressão dos pneus dos implementos. Dessa forma, é possível evitar superaquecimento dos componentes, algo comum em rodovias.

Além disso, conforme Pagagua, “quando você roda com os pneus em condições adequadas de temperatura e pressão se tem uma economia de até dois pneus por implementos por ano. Esse fato, por si só, já paga o investimento. E, além de tudo, a maior tonelagem está na carreta. Ou seja, não importa o que você faça no cavalo, seu consumo de combustível irá aumentar se os pneus do implemento não estiverem em boas condições”, frisa.

Existe outro fator importante. Uma vez que os pneus estão monitorados e sensorizados pela plataforma Scalar, pode-se também descobrir, e até mesmo evitar, o furto do componente. Isso porque o sistema também detecta quando este é retirado.

Produtos para cabine chegarão ao Brasil em 2024

Se, por ora, o foco está nos implementos, a ZF não abdicou do cavalo. Pagagua afirma que a empresa irá introduzir no Brasil a solução para cabine no primeiro quadrimestre de 2024. A tecnologia traz todas as funcionalidades, diz o executivo, de uma telemetria de montadora, porém com funções adicionais tais quais o controle do tacógrafo digital.

“Conseguimos controlar toda a jornada do motorista e temos um algoritmo que mostra de forma otimizada onde fazer seus abastecimentos a fim de ter custo operacional menor. Uma vez que você tem implemento e cavalo dentro da sua plataforma as possibilidades começam a aumentar com os algoritmos de inteligência artificial do Scalar. Daí partimos para a fase da orquestração”, ressalta Pagagua.

“Imagine que você tenha uma frota com certa complexidade, com cerca de 500 cavalos e 1.500 implementos, por exemplo. Hoje, a forma de você conectá-los e fazer seu planejamento de rota ainda é muito manual – o que demanda muito da equipe de gestão de frotas para fazer isso da forma mais otimizada possível. O Scalar vai apoiar o gestor nessa função. Sabendo a lista de todos os ativos e a roteirização que você necessita fazer dentro da sua frota, o algoritmo vai sugerir qual cavalo e qual carreta serão conectados”, complementa.

Plataforma concebida para estabelecer parcerias

A ZF já conta com 300 mil veículos conectados na Europa. O Scalar é uma evolução da plataforma e é, segundo a companhia, “à prova de futuro”. Ou seja, todas as tecnologias que a ZF colocar no mercado terão seu espaço no sistema. ‘Não somos fornecedores de telemetria, mas sim o maior fornecedor de componentes para veículos comerciais globalmente. Então, nosso interesse é fazer uso dessa grande gama de produtos que nós temos de fato a ter dados que possam ser importantes para o gestor da frota”, enfatiza Pagagua.

Ao acompanhar toda a jornada do cliente, a ZF se faz presente e consegue ajudar a direcionar ações para sanar determinadas dores de uma frota. Além disso, a plataforma Scalar foi concebida para que a empresa estabeleça parcerias com montadoras, que têm, segundo Pagagua, “interesse crescente em também mostrar o implemento e prover solução única ao seu consumidor final”. A empresa também vislumbra colaborações com companhias que tenham expertise na seara de pneus.

De forma a colocar todos os planos em prática, a ZF tem dois centros de competência, um na Bélgica e outro na Irlanda, que apoiam toda a operação global do Scalar e de outras soluções de conectividade. Para tal, a companhia conta ainda com pelo menos 600 funcionários empenhados exclusivamente nesses campos.

Fonte: Automotive Business